Quinta, 26 Março 2015

Núcleo Vida Saudável há sete anos fazendo a diferença na vida da melhor idade painense

Frequentadoras celebram os sete anos de nova vida, proporcionada pelas atividades diárias do espaço Frequentadoras celebram os sete anos de nova vida, proporcionada pelas atividades diárias do espaço Foto: Ana Luiza Rabelo

......Elaine Martins

No próximo dia 29, o Núcleo Vida Saudável completa sete anos, mas a comemoração está acontecendo durante todo mês de março. O resultado da implantação deste projeto, vem fazendo a diferença na vida da melhor idade painense.

Inaugurado em 29 de março de 2008, o Núcleo Vida Saudável realiza suas atividades no Centro de Convivência do Idoso João Honório Gonçalves e já se tornou a segunda casa para muita gente. Dona Efigênia Soares Araújo (Santinha), de 71 anos, é frequentadora desde 2008 e não se vê mais longe do Centro de Convivência. “Eu era muito doente. A metade da minha doença sumiu. Tinha muita vergonha de conversar com as pessoas. Aprendi muito aqui. Não sabia nem pegar numa agulha. Aprendi muita coisa boa. Desenvolvi tudo aqui. Hoje, faço até leitura na Igreja. Muita coisa mudou na minha vida. O dia que não venho para o Núcleo, fica me faltando alguma coisa. Aqui é meu lugar. Aqui, não é só uma atividade, é cuidar da saúde da gente”, narra convicta. Seu Antônio Belo dos Santos (Antônio Torresmo), de 70 anos, viu a saúde mudar depois da participação nas atividades realizadas, freqüentemente, no espaço. “O Núcleo me ajudou muito e ajuda todas as pessoas que passam por este caminho. Minha esposa mesmo ia de semana em semana no Hospital, depois isso diminuiu muito. Depois que começou a terceira idade, as pessoas procuram menos o Hospital. As atividades do Centro de Convivência ajudam a viver melhor. A pessoa distrai muito. É uma terapia para a terceira idade. Gostaria até que tivessem mais projetos para gente porque isso incentiva muito as pessoas. Agradeço muito toda a equipe envolvida”.

Pessoas beneficiadas

São mais de 200 freqüentadores que o Núcleo Vida Saudável recebe e trabalha atividades de coordenação motora; artesanato, ginástica; palestras; acompanhamento na saúde, bailes, celebração de datas comemorativas durante todo o ano, além de passeios. Tudo, com acompanhamento de profissionais e sob o olhar dedicado da coordenadora Nininha Rezende e sua equipe. Não por acaso, o slogan do Núcleo é ‘mais dias a sua vida e mais vida a seus dias’.