Quinta, 01 Dezembro 2016

Núcleo traz palestra ‘A Importância da Água para o nosso Corpo’

A enfermeira Fabíola Fonseca transmitiu as informações    A enfermeira Fabíola Fonseca transmitiu as informações Foto: Neusa Teixeira

....Elaine Martins

Na último dia 23, a palestra ministrada no Núcleo Vida Saudável foi sobre uma das coisas mais importantes para o bom funcionamento do nosso corpo, senão a maior: a água, essa substância vital. As informações foram transmitidas pela enfermeira Fabíola Fonseca, que frisou que nenhum ser vivo pode viver sem água, e para manter as diferentes funções do nosso corpo é necessário o consumo de cerca de 2 a 3 litros de água por dia. Nós não armazenamos água como armazenamos gordura, então, se não bebermos água durante cerca de 3 a 7 dias morreremos de desidratação, enquanto podemos viver até 30 dias sem comida” .

Fabíola explicou que a água desempenha um papel de limpeza dentro das nossas células, levando nutrientes e retirando toxinas e impurezas produzidas por nosso corpo. “Nosso corpo perde em média 2,2 litros de água por dia, através da respiração, do suor, das fezes e da urina. As pessoas da melhor idade tendem a ter vários problemas, porque não consomem água. Entre esses problemas, um deles é o esquecimento, como também o mal de Parkinson e outros problemas, todos relacionados à falta de água no organismo. Os mecanismos de controle da sede na melhor idade não funcionam bem como nos mais novos e eles tem a tendência a não ter sede, embora o seu corpo esteja necessitando de água. Assim sendo, a ingestão de água deve ser independente da sede, constante e rigorosa e não adianta deixar para tomar os 2 a 3 litros necessários diariamente de uma só vez”.

De acordo com a enfermeira o envelhecimento pode ser considerado um processo de secagem, uma vez que da infância até a velhice a quantidade de água no corpo diminui gradativamente. Por isso, é importante sempre consumir água de boa qualidade: água filtrada ou mineral. “Portanto vamos tomar água de forma regular, mantendo uma garrafinha ao lado o tempo todo, e bebericando mesmo sem vontade”, conclui Fabíola.

Confira outras informações importantes:

O próprio corpo humano é constituído em 70% por água, que em constante movimento:

• Hidrata nossa pele e mantêm nossos órgãos funcionando,
  • Lubrifica as articulações,
  • Regula a temperatura,
  • Transporta oxigênio e nutrientes;
  • Elimina toxinas,
  • Repõe energia,
  • Melhora a respiração

Não beber água o suficiente pode causar:

• Fadiga
  • Excesso de peso e obesidade
  • Pressão arterial descontrolada
  • Colesterol ruim alto
  • Prisão de ventre
  • Doenças no aparelho digestivo
  • Problemas respiratórios
  • Erupções na pele
  • Infecções urinárias
  • Reumatismo
  • Dano cerebral

....Elaine Martins

Confira outras informações importantes:

• Hidrata nossa pele e mantêm nossos órgãos funcionando,
  • Lubrifica as articulações,
  • Regula a temperatura,
  • Transporta oxigênio e nutrientes;
  • Elimina toxinas,
  • Repõe energia,
  • Melhora a respiração

Não beber água o suficiente pode causar:

• Fadiga
  • Excesso de peso e obesidade