Quinta, 21 Setembro 2017

Campanha de vacinação antirrábica tem início na cidade dia 25 de setembro

Campanha de vacinação antirrábica tem início na cidade dia 25  de setembro Foto: Arquivo Saúde

...Ana Luiza Rabelo

A Prefeitura de Pains, por meio da Secretaria de Saúde informa que a Campanha de vacinação antirrábica canina e felina tem início na cidade na próxima segunda-feira, 25 , seguindo até dia 29 de setembro.

A Campanha é um instrumento eficaz de controle da doença de “Raiva” dificultando a transmissão do rabdovirus ao ser humano.

O objetivo é vacinar os animais caninos e felinos domiciliados em 100% do Município.

RAIVA: O que é? Como se transmite?

A raiva é uma zoonose de etiologia viral transmitida ao homem por meio de contato com animais doentes. O homem recebe o vírus da raiva através do contato com a saliva do animal enfermo. Isto quer dizer que, para ser inoculado, não precisa necessariamente ser mordido – basta que um corte, ferida, arranhão profundo ou queimadura em sua pele entrem em contato com a saliva do raivoso. Independente da forma de penetração, o vírus se dirige sempre para o sistema nervoso central. O tempo de incubação, porém, varia com a natureza do vírus, o local da inoculação e a quantidade inoculada. Se o ponto de contágio tiver sido a cabeça, o pescoço ou os membros superiores, o período de incubação será mais breve, porque o vírus atingirá a região predileta com maior rigidez. A partir daí, o vírus migra para os tecidos, mas sobretudo para as glândulas salivares, de onde é excretado juntamente com a saliva.

Tanto no homem como nos animais, quando os sintomas da moléstia se manifestam, já não há mais cura possível. Assim, todo tratamento tem que ser feito durante o período de incubação, quando o paciente não apresenta sintomas e não manifesta queixas.

Confira o cronograma:

Dia 25: Praça Juca Maneca de 8 às 15h30