Terça, 25 Julho 2017

Prefeito se reúne com produtores rurais em Vila Costina

Compondo a mesa da esquerda para direita: O representante da Bioma, Manuel Justino, o Coordenador do Projeto da Codevasf, Carlos Xavier, o Gerente da Uregi, Helder Evangelista Freire, o Fiscal da Seapa, Frederico Borges Aguiar Filho, o Prefeito Marco Aurélio Rabelo e o Padre Edson Augusto Teixeira Compondo a mesa da esquerda para direita: O representante da Bioma, Manuel Justino, o Coordenador do Projeto da Codevasf, Carlos Xavier, o Gerente da Uregi, Helder Evangelista Freire, o Fiscal da Seapa, Frederico Borges Aguiar Filho, o Prefeito Marco Aurélio Rabelo e o Padre Edson Augusto Teixeira Foto: Ana Luiza Rabelo

.....Ana Luiza Rabelo

O Prefeito Marco Aurélio Rabelo Gomes, esteve no último dia, 14, em Vila Costina, onde se reuniu com os produtores rurais, na final do Projeto de Revitalização da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco, Sub Bacia do Córrego do Angu.

O Projeto é realizado pela Prefeitura, Emater/MG e Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf).

Além do Prefeito, estiveram presentes, o Gerente da Uregi de Divinópolis, Helder Evangelista Freire além do Engenheiro Agrônomo, Luiz Antônio do Nascimento, o Coordenador do Projeto da Codevasf, Carlos Alberto Xavier, o Coordenador Regional da Emater, Wellington Dias Silveira, o Fiscal da Secretaria de Pecuária e Abastecimento (Seapa), Frederico Borges Aguiar Filho, o Representante da Bioma, Manuel Justino Nunes e o Padre Edson Augusto Teixeira.

Durante a reunião o padre abençoou o Projeto e falou da importância da água e de se preservar o que Deus criou. Foi feito um demonstrativo de tudo que foi realizado e também os agradecimentos a todos que se empenharam para que o Programa desse certo.

O projeto teve como objetivo construir 12 quilômetros de Terraços (Curvas de Nível), e 220 Barraginhas (Bacias de Captação de águas das chuvas). Os terraços e Barraginhas servem para reter as águas pluviais no terreno, forçando a infiltração da mesma no solo, melhora as condições de umidade no solo, favorecendo as pastagens e lavouras, ajudam a prevenir a erosão do solo e o arraste de terra para o leito dos rios e nascentes, portanto trata-se de ações para conservação da água e do solo.

O Prefeito ressaltou que o Projeto terminou, mas que não vai medir esforços para que sejam construídas outras barraginhas e que a Prefeitura está a disposição para ajudar no que os produtores rurais necessitarem.