Sexta, 26 Maio 2017

Marco Aurélio compõe nova diretoria da Amig e luta por compensação mineral justa

Prefeito Marco Aurélio participando de reunião na Amig Prefeito Marco Aurélio participando de reunião na Amig Foto: Amir Otoni de Oliveira

.....Ana Luiza Rabelo/ Amig

A Associação dos Municípios Mineradores de Minas Gerais (Amig) elegeu uma nova diretoria para o biênio 2017/2018, a qual o Prefeito Marco Aurélio foi eleito Fiscal. Dentre as metas das nova gestão está a luta por mudanças nas regras da exploração mineral que atualmente trazem diversos prejuízos para os municípios mineradores pela diversidade de interpretações jurídicas no cálculo da Compensação Financeira pela Exploração de Recursos Minerais (CFEM). A extração mineral gera consequencias ambientais e sociais para o Município, como crescimento acima da média da população, o que demanda mais investimentos em saúde, educação e infra-estrutura urbana. Por isso, a nova diretoria defende o aumento da alíquota do minério de ferro, principal substância retirada das terras mineiras, de 2% para 4%, a fim de equilibrar as situações de perdas e ganhos entre cidades e as mineradoras e para tornar a parceria justa para ambos os lados. A entidade também defende o aumento, ou pelo menos a preservação, das porcentagens das alíquotas de outros minerais explorados em território nacional, como ouro, o potássio e nióbio.