Quinta, 26 Janeiro 2017

Prefeito juntamente com Vice-prefeito e Secretário de Saúde participa de eleição URG Oeste (Samu

Da esquerda para direita, o Secretário de Saúde Luís Augusto, o Prefeito Marco Aurélio e o Vice-prefeito Lalado. Da esquerda para direita, o Secretário de Saúde Luís Augusto, o Prefeito Marco Aurélio e o Vice-prefeito Lalado. Fotos: Arquivo

......Ana Luiza Rabelo

O Prefeito Marco Aurélio Rabelo Gomes juntamente com Vice-prefeito Geraldo de Oliveira Couto (Lalado) e o Secretário de Saúde Luís Augusto da Silva participou na manhã da última segunda-feira, 09 da eleição do SIS-URG Oeste (Samu) em Divinópolis, onde Marco Aurélio foi eleito conselheiro. Pains hoje faz parte dos Municípios que possuem Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu 192).

Em breve a Secretaria de Saúde vai informar a população como será o atendimento do (Samu).

Entenda como funciona o SIS-URG Oeste (Samu):

O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU 192) é um programa dos governos Federal Estadual e Municipal e tem como finalidade prestar socorro à população em casos de urgência e emergência. Com estrutura bem montada e profissionais altamente qualificados, o SAMU 192 consegue reduzir sensivelmente o número de óbitos, tempo de internação hospitalar e sequelas decorrentes da falta de um socorro em tempo hábil.

O SAMU 192 funcionara 24 horas por dia, sete dias por semana e, à população dos 54 municípios que compõem a macrorregião,sendo Pains um deste municípios, beneficiando cerca de 1.190.00 de pessoas. A iniciativa de regionalização do SAMU resultará na redução de mil morte/ano na região.

Ao chamar o SAMU pelo 192, o cidadão é atendido por técnicos de enfermagem treinados e por médicos reguladores que orientam de acordo com a situação relatada pelo solicitante ou enviam uma unidade para o atendimento.

A equipe do SAMU 192 é composta por médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem e condutores-socorristas.

Para o atendimento móvel, o SAMU 192 dispõe de dois tipos de ambulância: a Unidade de Suporte Básico (USB) e a Unidade de Suporte Avançado - USA (UTI Móvel). A USB é utilizada em casos de urgência, quando é preciso o pronto atendimento, mas não há risco de morte iminente. Nestes casos, o resgate é feito por um condutor-socorrista e um técnico de enfermagem. Já a USA é acionada em casos de emergência, quando há necessidade de intervenção médica imediata. Nestes casos, o resgate é feito por um condutor-socorrista, um médico e um enfermeiro.

Confira como ficou composto o gerenciamento dos Serviços de Urgência e Emergência (SIS-URG Oeste):

Presidente: Ailton Duarte (Prefeito de Luz) 1º Vice-Presidente: Fernando José Castro Cabral (Prefeito do Município de Bom Despacho); 2º Vice-Presidente: José Rodrigues Barroso de Araújo (Prefeito do Município de Cláudio); 1º Secretário: Bruno Lamounier Furtado (Prefeito do Município de Camacho) 2º Secretário: Ailton Costa Faria (Prefeito do Município de Pimenta) Conselheiros: Marco Aurélio Rabelo (Prefeito do Município de Pains); Vandeir Paulino da Silva (Prefeito do Município de São José da Varginha); Geraldo Donizete de Lima (Prefeito do Município de Itaguara); Aleiris Soares Viana (Prefeito do Município de Santana do Jacaré); Belarmino Luciano Leite (Prefeito do Município de São Sebastião do Oeste) - CANDIDATOS: CONSELHO FISCAL Presidente: Edson de Souza Vilela (Prefeito do Município de Carmo do Cajurú) Vice-Presidente: Marcilio Valadares (Prefeito do Município de Pitangui) Secretário: Francisco Martins Ribeiro (Prefeito do Município de Medeiros) Conselheiros: Matarazo José da Silva (Prefeito do Município de Itatiaiuçu); Antônio José Almeida de Souza (Prefeito do Município de Araújos); Hugo Geraldo Lopes (Prefeito do Município de Estrela do Indaiá.