Terça, 27 Junho 2017

Biblioteca Pública Municipal e Cras realizam projeto "Clubinho da Leitura"

Biblioteca Pública Municipal e Cras realizam projeto  "Clubinho da Leitura" Foto: Arquivo Biblioteca

.....Ana Luiza Rabelo/Aryane Faria

Deu início nesta sexta-feira, 23, de, no bairro Alvorada, o Projeto "Clubinho da Leitura", uma parceria entre a Biblioteca Pública Municipal Professora Maria Machado Goulart e Centro de Referência de Assistência Social - Cras.

O projeto foi pensado em comum acordo visando a aproximação das crianças com os livros como forma de lazer, prazer e interação. A leitura é um ato que, também, depende de estímulo e motivação, sua prática é uma tarefa essencial para a construção do conhecimento e um deflagrador do sentimento e opinião crítica do indivíduo. Percebe-se que a realidade atual vem afastando cada vez mais os jovens e as crianças do ato de ler, pois muitos são os atrativos tecnológicos cada vez mais presentes no dia-a-dia, como os computadores, jogos, redes sociais, a televisão, o acesso restrito a leitura no núcleo familiar, e a falta de incentivo, têm ocasionado pouco interesse pela leitura. Tendo ela papel de grande importância no processo educativo, é preciso se ater ao fato de que o ler, simplesmente, não significará alguma coisa essencial na vida de uma pessoa se, durante este processo, não for trabalhado seu senso crítico e seu gosto pelo hábito da leitura. Gerada então esta afirmativa, foi pensado o desenvolvimento da roda de conversa para a discussão sobre os vários livros propostos, a fim de se criar com esta prática, uma dinâmica saudável para ocasionar a desinibição dos envolvidos, trabalhar valores morais e éticos a partir das historinhas lidas e contadas e aproximar as famílias que involuntariamente são atingidas com este projeto.

O programa acontecerá quinzenalmente nos turnos matutino e vespertino, no bairro Alvorado no espaço da AMBA - Associação dos Moradores do Bairro Alvorada e posteriormente na Vila Crispim, o qual seguirá o mesmo formato.