Segunda, 12 Junho 2017

Biblioteca Pública presta homenagem a aluno da Apae

Biblioteca Pública presta homenagem a aluno da Apae Foto: Biblioteca Municipal

....Ana Luiza Rabelo/Aryane Faria

No último dia 07, a Biblioteca Pública Municipal Professora Maria Machado Goulart, recebeu os assistidos da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais ( APAE) de Pains e demais funcionários, para uma singela homenagem a Ângelo Roncalli de Oliveira, um jovem rapaz de 39 anos com paralisia cerebral que escreve textos, poesias e locuções de rodeio.  Apesar de suas palavras saírem balbuciadas, quase imperceptíveis, Luzia sua irmã, que é a pessoa com a qual Ângelo sempre pode contar, as coloca no papel, já que ele não consegue escrevê-las pela dificuldade motora grave que apresenta.

Ângelo demonstrou profunda comoção ao ver a biblioteca ornada com instrumentos de fazenda, arreio, laço, chapéus, e seus manuscritos em exposição de cordel.

A homenagem contou também com a presença do garoto João Pedro Nogueira Paiva, que declamou dois dos seus poemas. Ângelo representa muito bem o que seu nome quer dizer, "anjo", as restrições que são sentidas pelo seu corpo não foram capazes de destruir seus sonhos, muito menos afetou sua inteligência que permanece intacta. Como ele mesmo diz, as palavras são sua fala e seus pés.