Quinta, 02 Fevereiro 2017

Secretaria de Saúde alerta para a Vacinação contra a Febre Amarela

Secretaria de Saúde alerta para a Vacinação contra a Febre Amarela Ministério da Saúde

.......Ana Luiza Rabelo

A Secretaria Municipal de Saúde, já vacinou 438 painenses contra a Febre Amarela. A campanha de imunização foi lançada devido ao surto de casos de Febre Amarela no Estado.

O Secretário Municipal de Saúde, Luís Augusto da Silva, afirma que a meta é vacinar 100% da população que faz parte do público alvo da campanha. “Pains não está entre as cidades com médio risco, mas a prioridade é intensificar a aplicação da dose na comunidade. Nosso objetivo é atingir 100% da cobertura vacinal. Febre Amarela é um problema de saúde pública. Até 50% dos pacientes que são infectados com a doença vão a óbito. Nossa população deve procurar os PSFs do Município. Todos estão abastecidos com as doses da vacina”, afirmou a secretário de saúde.

Luís ressalta também, que as pessoas que já tomaram duas doses da vacina não precisam mais se vacinar, somente em casos que o reforço seja necessário.

Em caso de dúvida a população deverá procurar seu PSF.

Sintomas da doença

Dependendo da gravidade, a pessoa pode sentir febre, dor de cabeça, calafrios, náuseas, vômito, dores no corpo, icterícia (a pele e os olhos ficam amarelos) e hemorragias (de gengivas, nariz, estômago, intestino e urina).

Prevenção

A doença é transmitida pelo mesmo mosquito da Dengue, o Aedes Aegypti. Por isso, a prevenção deve ser feita com os mesmos cuidados usados para evitar a Dengue.

Para evitar a proliferação do mosquito devem ser adotadas medidas simples como: colocar areia nos pratinhos de plantas, cobrir recipientes que acumulam água lixeiras, pneus, caixas d'água, e tonéis. Retirar a água de lajes, desentupir calhas, guardar garrafas de vidros ou pet, baldes e vasos vazios de boca para baixo.